terça-feira, 18 de junho de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CRÔNICA “AVESTRUZ” DE MÁRIO PRATA

Público Alvo: alunos do 6º ano do Ensino Fundamental

Tempo de duração: 06 aulas

Competências:


  • Ler e analisar uma crônica, trabalhando também a tipologia textual descrever.
  • Discutir conhecimento prévio e pontos de vista;
  • Comparar informações;
  • Criar hipóteses de desfecho;
  • Utilizar a tecnologia como ferramenta de leitura e construção textual.


ATIVIDADE 1 – EXPLORAÇÃO DO CONHECIMENTO PRÉVIO 


Assista ao documentário "Ponto Ciência: Porque o avestruz, a ema e o casuar não voam?

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=EAAgB7d3MKo#t=5s

Após a exibição do documentário, faça uma roda de conversa para discutir com seus colegas de classe o assunto abordado no documentário. Tente levantar hipóteses para responder à pergunta do vídeo “por que as avestruzes não voam?”

ATIVIDADE 2 - LEITURA


1- Leia o texto “Avestruz” de Mário Prata.

Cada aluno deve ler um parágrafo em voz alta.

O filho de uma grande amiga pediu, de presente pelos seus dez anos, uma avestruz. Cismou, fazer o quê? Moram em um apartamento em Higienópolis, São Paulo. E ela me mandou um e-mail dizendo que a culpa era minha. Sim, porque foi aqui ao lado de casa, em Floripa, que o menino conheceu as avestruzes. Tem uma plantação, digo, criação deles. Aquilo impressionou o garoto.
Culpado, fui até o local saber se eles vendiam filhotes de avestruzes. E se entregavam em domicílio.
E fiquei a observar a ave. Se é que podemos chamar aquilo de ave. A avestruz foi um erro da natureza, minha amiga. Na hora de criar a avestruz, deus devia estar muito cansado e cometeu alguns erros. Deve ter criado primeiro o corpo, que se assemelha, em tamanho, a um boi. Sabe quanto pesa uma avestruz? Entre 100 e 160 quilos, fui logo avisando a minha amiga. E a altura pode chegar a quase três metros. 2,7 para ser mais exato.
Mas eu estava falando da sua criação por deus. Colocou um pescoço que não tem absolutamente nada a ver com o corpo. Não devia mais ter estoque de asas no paraíso, então colocou asas atrofiadas. Talvez até sabiamente para evitar que saíssem voando em bandos por aí assustando as demais aves normais.
Outra coisa que faltou foram dedos para os pés. Colocou apenas dois dedos em cada pé. Sacanagem, Senhor!
Depois olhou para sua obra e não sabia se era uma ave ou um camelo. Tanto é que logo depois, Adão, dando os nomes a tudo que via pela frente, olhou para aquele ser meio abominável e disse: Struthio camelus australis. Que é o nome oficial da coisa. Acho que o struthio deve ser aquele pescoço fino em forma de salsicha.
Pois um animal daquele tamanho deveria botar ovos proporcionais ao seu corpo. Outro erro. É grande, mas nem tanto. E me explicava o criador que elas vivem até os setenta anos e se reproduzem plenamente até os quarenta, entrando depois na menopausa, não têm, portanto, TPM. Uma avestruz com TPM é perigosíssima!
Podem gerar de dez a trinta crias por ano, expliquei ao garoto, filho da minha amiga. Pois ele ficou mais animado ainda, imaginando aquele bando de avestruzes correndo pela sala do apartamento.
Ele insiste, quer que eu leve uma avestruz para ele de avião, no domingo. Não sabia mais o que fazer.
Foi quando descobri que elas comem o que encontram pela frente, inclusive pedaços de ferro e madeiras. Joguinhos eletrônicos, por exemplo. máquina digital de fotografia, times inteiros de futebol de botão e, principalmente, chuteiras. E, se descuidar, um mouse de vez em quando cai bem.
Parece que convenci o garoto. Me telefonou e disse que troca o avestruz por cinco gaivotas e um urubu.
Pedi para a minha amiga levar o garoto num psicólogo. Afinal, tenho mais o que fazer do que ser gigolô de avestruz.
PRATA, Mário. Avestruz. 5ª série/ 6º ano vol. 2
Caderno do aluno p. 9

2- Agora seu professor fará a segunda leitura, também em voz alta. Durante a leitura, grife as partes do texto que descrevem o avestruz. 


ATIVIDADE 3 – TRABALHANDO A ESCRITA E A IMAGINAÇÃO

1- Passe para o caderno todas as características descritivas encontradas no texto.

2- Pesquise o termo “struthio camelus australis”, que é o nome científico do avestruz, buscando significado, já que o texto sugere a semelhança com um camelo, mas coberto de penas.

ATIVIDADE 4 - INTERDISCIPLINARIDADE

Sob orientação de seu professor de Ciências, faça uma pesquisa sobre as  questões científicas do avestruz.

Sob orientação de seu professor de Arte, trabalhe a criatividade para construir um painel com os resultados da pesquisa desenvolvida com o professor de Ciências.


ATIVIDADE 5 – UTILIZANDO As TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação)

Seu professor criará uma conta de e-mail gratuita (hotmail, gmail, yahoo), com um nome fictício de mulher (personagem – amiga da mãe da criança que queria a avestruz), o qual servirá para a realização da atividade abaixo.

Na sala de informática da escola, você irá enviar um e-mail, para o endereço criado por seu professor, como se estivesse enviando à amiga da mãe do menino personagem do texto, fazendo comentários sobre o ocorrido, dando sugestões de algum presente interessante, conversando sobre assuntos em comum (jogos, livros, preferências etc.), ou ajudando com uma solução para a questão. Também oferecendo a amizade ao filho da amiga.

Seu professor vai interagir com você através dessa conta de e-mail, fazendo novas perguntas baseadas no texto. Com essa atividade ele avaliará sua compreensão do tema  e sua competência escritora.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita - elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: ROJO, R. H. R.;  CORDEIRO, G. S. (Orgs./Trads.) Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004 [1996], p. 41-70.

ROJO, R. H. R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Texto de divulgação científica elaborado para o Programa Ensino Médio em Rede, Rede do Saber/CENP_SEE-SP e para o Programa Ler e Escrever - Desafio de Todos, CENPEC/SME-SP. SP: SEE-SP e SME-SP, 2004.


SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagem Códigos e suas Tecnologias. Coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice Vieira. São Paulo: SEE, 2010.

CRÉDITOS:

Atividade inicialmente elaborada em encontro presencial do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino pelo grupo da aluna Arlete Ajudarte e aprimorada pelas cursistas do ambiente virtual de aprendizagem - grupo 1, turma 313.


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