terça-feira, 4 de junho de 2013

Adoro livros! Por Arlete Ajudarte

Eu novamente, Arlete. Sou professora de Português desde 1982. Mas há três anos estou readaptada por problemas na garganta. O início da minha readaptação foi maravilhoso, porque fui parar no melhor lugar da escola: a biblioteca. Agora estou como Professor Coordenador do Fundamental II, mas não deixo de dar uma passadinha lá no lugar mágico, onde ficam todas as histórias!
Eu adoro ler....na verdade, não gosto apenas de ler, eu gosto dos livros!
Gosto de pegar o livro, passar as folhas, ir para frente e voltar, olhar as figuras e, mesmo quando não há figuras, perceber que elas existem e criam vida na minha imaginação.
Há pouco tempo, tive contato com o livro de Isabel Solé, “Estratégias de leitura” (1998), que trata, justamente, desse tema – ensinar a ler, a transformar o seu aluno em leitor, em sujeito ativo que processa o texto, proporcionando-lhe conhecimento e experiências.
Solé (1998, p. 19) coloca que: “Ensinar e aprender a ler são tarefas complexas, mas também são enormemente gratificantes, tanto pela funcionalidade do conteúdo como pelo papel de protagonista e o envolvimento que exige dos responsáveis - professores e alunos, para que ocorra a aquisição dessa aprendizagem”.
Esse processo de interação entre leitor e texto, transforma o aluno em leitor ativo, porque ele lê com um objetivo. É esse objetivo que leva dois leitores com finalidades diferentes extraírem informações distintas de um texto que apresenta conteúdo invariável.
Quando eu lecionava para alunos de 5ª série, eu iniciava o ano com um livrinho bem infantil, mas maravilhoso de Jandira Masur, “O frio pode ser quente”. A história começava dizendo que “as coisas têm muitos jeitos de ser, depende do jeito da gente ver”.

Creio que a leitura é isso, os inúmeros jeitos de a gente ver as coisas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário